Jogos como Counter-Strike e Ragnarok Online foram alguns dos maiores sucessos durante o fenômeno das lan houses. Esses estabelecimentos forneciam acesso a PCs e Internet pago por hora, e eram muito populares no final dos anos 90 e início dos 2000 no Brasil.

Muitos dos games que hoje são lembrados com nostalgia ainda estão disponíveis em suas versões originais ou por meio de adaptações e sequências para outras plataformas. Na lista a seguir, relembre alguns sucessos das lan house e confira como jogá-los atualmente em 2021.

Counter-Strike

Facilmente o jogo mais popular das lan houses, Counter-Strike foi um fenômeno com suas partidas multiplayer de tiro entre terroristas e forças contraterrorismo nos anos 2000. O game começou apenas como uma modificação de Half-Life, mas no Brasil se tornou mais conhecido que a própria aventura de Gordon Freeman.

Toda essa aclamação levou a comunidade de jogadores a criarem conteúdos próprios para o game. Um mapa que se passava em uma favela chegou a fazer com que Counter-Strike fosse banido no país por um tempo. Atualmente, além do Counter-Strike padrão, há também sua sequência Counter-Strike: Global Offensive.

GTA San Andreas

A série GTA sempre foi um grande sucesso em todas as plataformas e, para usuários que não tinham como jogar os games em casa, as lan houses se tornavam a melhor opção. As aventuras de C.J. em GTA: San Andreas de 2004 eram muito populares por ser game de mundo aberto mais rico da época, com muitas atividades para praticar e um grande mundo para explorar. Atualmente, ele ainda pode ser jogado em várias plataformas como PC, PS2, Xbox, PS3, Xbox 360, PS4, Xbox One, PS5, Xbox Series X / Series S, Android e iPhone (iOS).

As aventuras de C.J. no grande mundo aberto do crime de GTA: San Andreas eram algums das mais populares nas lan houses — Foto: Reprodução/Steam

Ragnarok Online

Um dos MMORPGs mais conhecidos de todos os tempos, Ragnarok Online foi por muito tempo sinônimo do gênero após seu lançamento em 2003. O jogo era baseado na mitologia nórdica e tinha visual 2D isométrico para os personagens e cenários em 3D. Havia um grande foco em batalhas com monstros icônicos e até fofos, como o Poring.

Os elementos sociais de Ragnarok Online também eram bem impressionantes ao permitirem aglomerações de muitos jogadores, além de emoticons que por muito tempo permearam a comunicação na Internet. O game continua disponível e há também uma versão mobile como Ragnarok M.

Ragnarok Online explorava bastante os elementos sociais dos MMORPGs na época das lan houses — Foto: Reprodução/Steam

Deixe um comentário